Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.
Mais Informações
A Viagem de Chihiro é um filme de animação japonês de 2001 escrito e dirigido por Hayao Miyazaki, animado pelo Studio Ghibli para Tokuma Shoten, Nippon Rede de televisão, Dentsu, Buena Vista Home Entertainment, Tohokushinsha Film e Mitsubishi. O filme é estrelado por Rumi Hiiragi, Miyu Irino, Mari Natsuki, Takeshi Naito, Yasuko Sawaguchi, Tsunehiko Kamijō, Takehiko Ono e Bunta Sugawara. A Viagem de Chihiro conta a história de Chihiro Ogino (Hiiragi), uma menina de 10 anos que, ao se mudar para um novo bairro, entra no mundo de Kami (espíritos do folclore xintoísta japonês). Depois que seus pais são transformados em porcos pela bruxa Yubaba (Natsuki), Chihiro consegue um emprego trabalhando na casa de banhos de Yubaba para encontrar uma maneira de libertar a si mesma e a seus pais e retornar ao mundo humano.
Miyazaki escreveu o roteiro depois de decidir que o filme seria baseado na filha de 10 anos de seu amigo Seiji Okuda. produtor associado, que vinha visitar sua casa a cada verão. Na época, Miyazaki estava desenvolvendo dois projetos pessoais, mas eles foram rejeitados. Com um orçamento de US $ 19 milhões, a produção de A Viagem de Chihiro começou em 2000. O animador da Pixar John Lasseter, um fã e amigo de Miyazaki, convenceu a Walt Disney Pictures a comprar os direitos de distribuição do filme na América do Norte e atuou como produtor executivo de sua produção em inglês. versão dublada. Lasseter então contratou Kirk Wise como diretor e Donald W. Ernst como produtor, enquanto os roteiristas Cindy e Donald Hewitt escreveram o diálogo em inglês para combinar com os movimentos labiais originais dos personagens em japonês.
Originalmente lançado no Japão em 20 de julho de 2001 pela distribuidora Toho, o filme recebeu aclamação universal,arrecadando $ 383,4 milhões em bilheteria mundial. É frequentemente considerado um dos maiores filmes de animação já feitos e está entre os 30 melhores filmes da IMDb de todos os tempos. De acordo, tornou-se o filme de maior sucesso e maior bilheteria da história japonesa, com um total de ¥ 31,68 bilhões ($ 305 milhões de dólares). Deteve o recorde por 19 anos até ser ultrapassado por Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba the Movie: Mugen Train em 2020.
Ele ganhou o Oscar de Melhor Animação no 75º Oscar, tornando-se o primeiro e único filme de animação desenhado à mão e não em inglês a ganhar o prêmio. Foi o co-recebedor do Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2002 (compartilhado com Bloody Sunday) e está entre os 10 primeiros na lista do British Film Institute dos “50 melhores filmes para crianças de até 14 anos”. Em 2016, foi eleito o quarto melhor filme do século 21 pela BBC, conforme escolhido por 177 críticos de cinema de todo o mundo, tornando-o o filme de animação com melhor classificação na lista. Em 2017, também foi eleito o segundo “Melhor Filme … do século 21 até agora” pelo The New York Times.
Resumo do Filme (com SPOILERS)
Chihiro, de dez anos, e seus pais estão viajando para sua nova casa. Seu pai, um homem que adora atalhos, acaba em frente a um túnel que leva ao que parece ser uma aldeia abandonada, que o pai de Chihiro insiste em explorar apesar das dúvidas da filha. Enquanto explora, Chihiro encontra uma casa de banhos requintada e conhece um menino chamado Haku, que a avisa para voltar pelo leito do rio antes do pôr do sol. No entanto, Chihiro descobre tarde demais que seus pais se transformaram em porcos e ela não consegue atravessar o rio agora inundado.
Haku encontra Chihiro e a aconselha a pedir um emprego ao homem da caldeira da casa de banhos, Kamaji. Kamaji pede a Lin, uma trabalhadora da casa de banho, para enviar Chihiro para Yubaba, a bruxa que administra a casa de banho. Yubaba tenta assustar Chihiro, mas Chihiro persiste e Yubaba a contrata. Yubaba retira o segundo kanji de seu nome, Chihiro (千尋), renomeando-a como Sen (千). Haku mais tarde a avisa que se ela esquecer seu nome como ele esqueceu o dele, ela não vai ser capaz de deixar o mundo espiritual.
Sen é maltratado pelos outros trabalhadores da casa de banhos; apenas Kamaji e Lin mostram simpatia por ela. Enquanto trabalhava, ela convida uma criatura silenciosa chamada No-Face para entrar, acreditando que ele seja um cliente. Um “espírito fedorento” chega como o primeiro cliente de Sen, e ela descobre que ele é o espírito de um rio poluído. Em gratidão por limpá-lo, ele dá a Sen um bolinho emético mágico. Enquanto isso, Sem Rosto, imitando o ouro deixado pelo espírito fedorento, tenta um trabalhador com ouro e o engole. Ele exige comida e começa a dar gorjetas caras. Ele engole mais dois trabalhadores quando eles interferem em sua conversa com o senador.
Sen vê Shikigami de papel atacando um dragão japonês e reconhece o dragão como Haku. Quando um Haku gravemente ferido bate na cobertura de Yubaba, Sen o segue escada acima. Um shikigami que se escondeu em suas costas se transforma em Zeniba, a irmã gêmea de Yubaba. Ela transforma o filho de Yubaba, Boh, em um rato e transforma a harpia de Yubaba em um pequeno pássaro. Como isca, ela transforma os três tsurube-otoshi de Yubaba em Boh. Zeniba diz a Sen que Haku roubou um selo dourado mágico dela, e avisa Sen que ele carrega uma maldição mortal. Haku destrói o shikigami, eliminando a manifestação de Zeniba. Ele cai na sala da caldeira com Sen, Boh e a harpia, onde Sen o alimenta com parte do bolinho, fazendo com que ele vomite a foca e uma lesma preta, que Sen esmaga com o pé.
Com Haku inconsciente, Sen resolve devolver o selo e se desculpar com Zeniba. Sen confronta No-Face, que agora é enorme, e o alimenta com o resto do bolinho. Sem Rosto segue Sen para fora da casa de banho, regurgitando tudo e todos que ele comeu. Sen, No-Face, Boh e a harpia viajam de trem para encontrar Zeniba. Yubaba ordena que os pais de Sen sejam massacrados, mas Haku revela que Boh está desaparecido e se oferece para resgatá-lo se Yubaba libertar Sen e seus pais.
Zeniba revela que o amor de Sen por Haku quebrou sua maldição e que Yubaba usou a lesma negra para assumir o controle de Haku. Haku aparece na casa de Zeniba em sua forma de dragão e leva Sen, Boh e a harpia para o balneário. No-Face decide ficar com Zeniba. No meio do vôo, Sen se lembra de ter caído anos atrás no rio Kohaku e ser levado com segurança para a costa, adivinhando corretamente a verdadeira identidade de Haku como o espírito do rio e libertando-o do feitiço de Yubaba no processo.
Quando eles chegam ao balneário, Yubaba força Sen a identificar seus pais entre um grupo de porcos para quebrar sua maldição. Depois que Sen responder corretamente que nenhum dos porcos é seus pais, ela está livre para ir. Haku a leva para o leito do rio agora seco e jura encontrá-la novamente. Chihiro retorna pelo túnel com seus pais, que não se lembram de nada depois de comer na barraca do restaurante. Chihiro olha para trás, para o túnel, sem saber se sua aventura realmente aconteceu. Quando chegam ao carro, eles o encontram coberto de poeira e folhas, mas dirigem em direção a sua nova casa.